sábado, 14 de setembro de 2019

Níveis tróficos - Cadeia Alimentar - Teia Alimentar.


Níveis Tróficos

Na aula de quinta-feira da 12 de setembro de 2019. Na matéria de Educação Ambiental, estamos dando sequência em alguns assuntos. Desta aula se refere aos níveis tróficos são a maneira utilizada pela Ecologia para organizar os organismos que compõe uma cadeia alimentar, na qual ocorre transferência de massa e energia entre indivíduos ou populações. Os componentes destas cadeias podem ser divididos, de maneira simplista, em três grandes grupos: os produtores, os consumidores e os decompositores.(https://www.infoescola.com/biologia/niveis-troficos/)

Fonte: Mundo ecologia.
Cadeia alimentar
As cadeias alimentares mostram o fluxo de nutrientes entre os níveis tróficos. Nesse caso, verifica-se um fluxo sempre retilíneo e unidirecional e cada espécie ocupa apenas um nível trófico.

Em uma cadeia alimentar, o fluxo de nutrientes é unidirecional, observamos a relação de alimentação existente entre os organismos



→ Teia alimentar
As teias alimentares podem ser definidas como diversas cadeias alimentares interligadas. Essas interligações mostram que um mesmo organismo pode apresentar hábitos de alimentação variáveis e, portanto, ocupar diferentes níveis tróficos. Em uma teia, o fluxo de energia e nutrientes segue diversos caminhos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário