quarta-feira, 25 de setembro de 2019

BREVE RESUMO DAS POSTAGENS - EDUCAÇÃO AMBIENTAL


v OLÁ BOA NOITE!
HOJE IREMOS FAZER UM BREVE RESUMO DO QUE JÁ FOI POSTADO ATÉ AGORA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
COM ALGUNS MAPAS MENTAIS, PARA FACILITAR A  MEMORIZAÇÃO DOS TEMAS.








quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Atmosfera/Aquecimento Global.


Esquema da divisão das camadas atmosféricas



Troposfera é a camada mais importante para os estudos geográficos e para as práticas humanas, pois é nela que se sucede a maioria dos fenômenos meteorológicos, como as chuvas e as variações de umidade. Sua extensão é de cerca de 15 km.
Acima da Troposfera, encontra-se a Estratosfera, que se estende a até 50 km de altitude. Sua importância encontra-se no fato de abrigar a Camada de Ozônio, cuja composição tem a importância de filtrar os raios solares.
A seguir vem a Mesosfera, que se estende a até 80 km de altitude. Por se encontrar distante do calor médio da Terra e relativamente distante dos raios solares, é a camada que apresenta as menores temperaturas atmosféricas.

Depois da Mesosfera vem a Termosfera, que chega a atingir 500 km de altitude. Sua importância para o ser humano encontra-se no fato de abrigar gases ionizados que ajudam a refletir e propagar ondas de rádio.
Após a termosfera até o espaço exterior, temos, por fim, a Exosfera, camada onde os satélites artificiais costumam se posicionar.

Esquema mental Aquecimento Global:


Referencia:
PENA, Rodolfo F. Alves. "O que é atmosfera?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-atmosfera.htm. Acesso em 19 de setembro de 2019.

sábado, 14 de setembro de 2019

Níveis tróficos - Cadeia Alimentar - Teia Alimentar.


Níveis Tróficos

Na aula de quinta-feira da 12 de setembro de 2019. Na matéria de Educação Ambiental, estamos dando sequência em alguns assuntos. Desta aula se refere aos níveis tróficos são a maneira utilizada pela Ecologia para organizar os organismos que compõe uma cadeia alimentar, na qual ocorre transferência de massa e energia entre indivíduos ou populações. Os componentes destas cadeias podem ser divididos, de maneira simplista, em três grandes grupos: os produtores, os consumidores e os decompositores.(https://www.infoescola.com/biologia/niveis-troficos/)

Fonte: Mundo ecologia.
Cadeia alimentar
As cadeias alimentares mostram o fluxo de nutrientes entre os níveis tróficos. Nesse caso, verifica-se um fluxo sempre retilíneo e unidirecional e cada espécie ocupa apenas um nível trófico.

Em uma cadeia alimentar, o fluxo de nutrientes é unidirecional, observamos a relação de alimentação existente entre os organismos



→ Teia alimentar
As teias alimentares podem ser definidas como diversas cadeias alimentares interligadas. Essas interligações mostram que um mesmo organismo pode apresentar hábitos de alimentação variáveis e, portanto, ocupar diferentes níveis tróficos. Em uma teia, o fluxo de energia e nutrientes segue diversos caminhos.






quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Educação Ambiental


Educação Ambiental e Contextualização Curricular

Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quis o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e uso da sustentabilidade. É considerada como elemento crítico para a promoção do DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. A E.A é um processo permanente no qual indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio.


Um Olhar sobre a Lei 9.795/99 que dispõe sobre a Educação Ambiental e Institui a Política Nacional de Educação Ambiental


Segundo o artigo 1º da Lei 9.795, de 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental, entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. 




''A decisão humana de desobedecer a Deus interrompeu a ordem original da criação, resultando em uma desarmonia alheia a Seus propósitos.  Desta forma,  nossa atmosfera e  águas estão poluídas, as florestas e a vida selvagem saqueadas, os recursos naturais esgotados.  Sendo que nós consideramos os seres humanos como parte da criação de Deus, nossa preocupação com o meio ambiente se estende à saúde e ao estilo de vida pessoal. Nós advogamos uma forma de vida saudável e rejeitamos o uso de substâncias tais como o fumo, o álcool e outras drogas prejudiciais ao corpo e aos recursos da terra; e promovemos uma dieta vegetariana simples.''(Ellen White esta declaração foi aprovada e votada pela Associação Geral do Comitê Executivo dos Adventistas do Sétimo Dia na sessão do Concílio Anual em Silver Spring, Maryland, 12 de outubro de 1992.)