sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Ensino de Ciências para CRIANÇAS

Para ensinar ciências, cabe ao professor instigar e estimular o aluno, criando situações de caráter investigatório na busca de respostas que circundam o dia-a-dia do estudante.

  • Deve propor atividades que permitam o aluno a observar, classificar, medir, comunicar, experimentar, prever, inferir e planejar investigação.


  • É a partir desse processo que os estudantes aprendem sobre o ambiente em que vivem e constroem o conhecimento a respeito do mundo que o cerca.



  • CURIOSIDADE - instigar a criança a pesquisar sobre o bairro sua LOCALIDADE apresentando SOLUÇÕES a elas.


  • A criança tem capacidade de construir e abstrair o que o professor fala pelo sua cognição.



EVITAR - as DE VAGAÇÕES:
EX.:  o assunto é ÁGUA.
Eu professor deixei chegar "CARRO".




quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Um pouco mais sobre educação ambiental


Conceitos de Educação Ambiental
"Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade."

Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, Art 1º.

“A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental.”

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Art. 2°.

“A educação ambiental é a ação educativa permanente pela qual a comunidade educativa tem a tomada de consciência de sua realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas. Ela desenvolve, mediante uma prática que vincula o educando com a comunidade, valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido a transformação superadora dessa realidade, tanto em seus aspectos naturais como sociais, desenvolvendo no educando as habilidades e atitudes necessárias para dita transformação.”

“A educação ambiental é um processo de reconhecimento de valores e clarificações de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos. A educação ambiental também está relacionada com a prática das tomadas de decisões e a ética que conduzem para a melhora da qualidade de vida”

O governo que protege, restaura, alivia, mas nunca aprova a opressão. Os pobres especialmente devem ser tratados com amabilidade. [...] A ajuda deve ser dada aos oprimidos; não existe uma alma que tem a imagem de Deus que seja colocada abaixo de um ser humano. A maior gentileza possível e liberdade devem ser concedidas à aquisição do sangue de Cristo (WHITE, 1990a, v. 3, p. 37).




segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Educação Ambiental todos os serem são importantes






"A educação ambiental deve ser desenvolvida de maneira a compreender que todos os seres são importantes, que todas as formas de vida são válidas e que não há um jeito melhor que o outro”



O Projeto de Lei 2319/19 determina a promoção da educação ambiental em ambientes de grande circulação de pessoas. O texto altera a Lei da Política Nacional de Educação Ambiental (9.795/99), que prevê essa atividade na rede de ensino, em empresas e na mídia, entre outros.
A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados. O autor, deputado Célio Studart (PV-CE), disse que a ideia é expandir o campo de atuação da educação ambiental, aproximando-a da coletividade. “A luta pela preservação do meio ambiente incumbe a todos”, afirmou.

Breve história da Educação Ambiental global

Embora os primeiros registros da utilização do termo “Educação Ambiental” datem de 1948, num encontro da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) em Paris, os rumos da Educação Ambiental começam a ser realmente definidos a partir da Conferência de Estocolmo, em 1972, onde se atribui a inserção da temática da Educação Ambiental na agenda internacional. Em 1975, lança-se em Belgrado (na então Iugoslávia) o Programa Internacional de Educação Ambiental, no qual são definidos os princípios e orientações para o futuro .
Cinco anos após Estocolmo, em 1977, acontece em Tbilisi, na Georgia (ex-União Soviética), a Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental, cuja organização ocorreu a partir de uma parceria entre a Unesco e o então recente Programa de Meio Ambiente da ONU (Pnuma). Foi deste encontro – firmado pelo Brasil – que saíram as definições, os objetivos, os princípios e as estratégias para a Educação Ambiental que até hoje são adotados em todo o mundo. 

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

IV Semana de pedagogia

METODOLOGIA ATIVA


Alternativas pedagógicas que colocam o foco no processo de ensino aprendizagem. Envolvem o ser que esta aprendendo, a aprender por descoberta, por investigação ou resolução de problemas.

Qual o método que vocês utilizam?

EDUCAÇÃO ADVENTISTA.

Em primeiro lugar, o método recebe esse nome devido aos objetivos a que se propõe: desenvolver nos estudantes, de forma harmônica, as faculdades físicas, mentais e espirituais (livro Educação, pág. 18) e, portanto, contribuir para sua formação integral. Além disso, o método baseia-se na Bíblia e nos princípios expostos nos livros da educadora Ellen G. White, embora agregue contribuições de outros pesquisadores / educadores, desde que não entrem em confronto com os princípios filosóficos adotados pela rede.

Nossos educadores da rede podem dizer, com convicção, que a filosofia que pauta nossas ações baseia-se nos princípios bíblicos e, também, nos escritos de uma verdadeira educadora.






segunda-feira, 14 de outubro de 2019

DEBATE EM SALA DE AULA


AQUECIMENTO GLOBAL EXISTE?

Iniciamos a aula no dia 10 de outubro de 2019, com o debate sobre aquecimento global. Onde pudemos assistir alguns vídeos e ler em alguns livros ambos os lados de defesa no que se acredita.

Proposição 01: O Aquecimento Global existe e é culpa do homem;

A primeira linha de argumentação citada é a predominante no meio científico, sendo amplamente manifestada pelos meios de comunicação, afirmando que o homem, desde a I Revolução Industrial, vem interferindo diretamente sobre o clima.

Proposição 02: O Aquecimento Global existe, mas é um evento natural;

Em oposição a essa tendência, alguns cientistas até admitem a existência do Aquecimento Global, mas defendem que esse processo é natural, pois o principal fator que influencia o clima da Terra seria o Sol, e não os gases atmosféricos.

Proposição 03: O Aquecimento Global não existe.

Em uma terceira via, mais “radical”, há um grupo que afirma que o Aquecimento Global simplesmente não existe, de que se trata de uma teoria que jamais foi provada. Para eles, esse “alarmismo” seria uma estratégia dos países desenvolvidos para evitar o aumento do consumo e do padrão de vida do mundo subdesenvolvido, envolvendo também outras questões políticas e que não possuem uma real validade científica.

De qualquer forma, independente de qual das proposições acima seja a verdadeira ou a mais próxima da realidade, é preciso considerar que o Aquecimento Global não é a única questão ambiental atualmente em debate.

 Verdade ou mentira?


quinta-feira, 3 de outubro de 2019

BIOMA TERRESTRE



Hoje iremos falar um pouco sobre os BIOMAS: SENDO O PRIMEIRO TERRESTRE.
Os biomas são espaços geográficos que apresentam um somatório de ecossistemas vizinhos e semelhantes. Eles podem ser divididos em terrestres e aquáticos. Biomas terrestres: tundra, floresta boreal, floresta temperada, floresta tropical, campos e desertos.

























quarta-feira, 25 de setembro de 2019

BREVE RESUMO DAS POSTAGENS - EDUCAÇÃO AMBIENTAL


v OLÁ BOA NOITE!
HOJE IREMOS FAZER UM BREVE RESUMO DO QUE JÁ FOI POSTADO ATÉ AGORA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
COM ALGUNS MAPAS MENTAIS, PARA FACILITAR A  MEMORIZAÇÃO DOS TEMAS.








quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Atmosfera/Aquecimento Global.


Esquema da divisão das camadas atmosféricas



Troposfera é a camada mais importante para os estudos geográficos e para as práticas humanas, pois é nela que se sucede a maioria dos fenômenos meteorológicos, como as chuvas e as variações de umidade. Sua extensão é de cerca de 15 km.
Acima da Troposfera, encontra-se a Estratosfera, que se estende a até 50 km de altitude. Sua importância encontra-se no fato de abrigar a Camada de Ozônio, cuja composição tem a importância de filtrar os raios solares.
A seguir vem a Mesosfera, que se estende a até 80 km de altitude. Por se encontrar distante do calor médio da Terra e relativamente distante dos raios solares, é a camada que apresenta as menores temperaturas atmosféricas.

Depois da Mesosfera vem a Termosfera, que chega a atingir 500 km de altitude. Sua importância para o ser humano encontra-se no fato de abrigar gases ionizados que ajudam a refletir e propagar ondas de rádio.
Após a termosfera até o espaço exterior, temos, por fim, a Exosfera, camada onde os satélites artificiais costumam se posicionar.

Esquema mental Aquecimento Global:


Referencia:
PENA, Rodolfo F. Alves. "O que é atmosfera?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-atmosfera.htm. Acesso em 19 de setembro de 2019.

sábado, 14 de setembro de 2019

Níveis tróficos - Cadeia Alimentar - Teia Alimentar.


Níveis Tróficos

Na aula de quinta-feira da 12 de setembro de 2019. Na matéria de Educação Ambiental, estamos dando sequência em alguns assuntos. Desta aula se refere aos níveis tróficos são a maneira utilizada pela Ecologia para organizar os organismos que compõe uma cadeia alimentar, na qual ocorre transferência de massa e energia entre indivíduos ou populações. Os componentes destas cadeias podem ser divididos, de maneira simplista, em três grandes grupos: os produtores, os consumidores e os decompositores.(https://www.infoescola.com/biologia/niveis-troficos/)

Fonte: Mundo ecologia.
Cadeia alimentar
As cadeias alimentares mostram o fluxo de nutrientes entre os níveis tróficos. Nesse caso, verifica-se um fluxo sempre retilíneo e unidirecional e cada espécie ocupa apenas um nível trófico.

Em uma cadeia alimentar, o fluxo de nutrientes é unidirecional, observamos a relação de alimentação existente entre os organismos



→ Teia alimentar
As teias alimentares podem ser definidas como diversas cadeias alimentares interligadas. Essas interligações mostram que um mesmo organismo pode apresentar hábitos de alimentação variáveis e, portanto, ocupar diferentes níveis tróficos. Em uma teia, o fluxo de energia e nutrientes segue diversos caminhos.






quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Educação Ambiental


Educação Ambiental e Contextualização Curricular

Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quis o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e uso da sustentabilidade. É considerada como elemento crítico para a promoção do DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. A E.A é um processo permanente no qual indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio.


Um Olhar sobre a Lei 9.795/99 que dispõe sobre a Educação Ambiental e Institui a Política Nacional de Educação Ambiental


Segundo o artigo 1º da Lei 9.795, de 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental, entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. 




''A decisão humana de desobedecer a Deus interrompeu a ordem original da criação, resultando em uma desarmonia alheia a Seus propósitos.  Desta forma,  nossa atmosfera e  águas estão poluídas, as florestas e a vida selvagem saqueadas, os recursos naturais esgotados.  Sendo que nós consideramos os seres humanos como parte da criação de Deus, nossa preocupação com o meio ambiente se estende à saúde e ao estilo de vida pessoal. Nós advogamos uma forma de vida saudável e rejeitamos o uso de substâncias tais como o fumo, o álcool e outras drogas prejudiciais ao corpo e aos recursos da terra; e promovemos uma dieta vegetariana simples.''(Ellen White esta declaração foi aprovada e votada pela Associação Geral do Comitê Executivo dos Adventistas do Sétimo Dia na sessão do Concílio Anual em Silver Spring, Maryland, 12 de outubro de 1992.)


quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Aula de Educação Ambiental


ESTRUTURA DA VIDA



O professor começou analisando os níveis de organização acima do organismo, encontramos uma população. Esse nome é dado ao conjunto de organismos da mesma espécie que vivem juntos em uma determinada área.
Acima do nível de população, temos a comunidade, que pode ser definida como um conjunto de diversos organismos de espécies diferentes que vivem em uma determinada área e interagem entre si. Vale destacar que esse nível de organização não é formado apenas pelos animais, as plantas e outros organismos que vivem nesse local também fazem parte dele.
Temos ainda o ecossistema, que é o nome dado à comunidade e todos os fatores abióticos existentes com os quais os seres vivos interagem.
Como exemplo de ecossistemas, podemos citar os jardins, os oceanos, as florestas tropicais e até mesmo um pequeno aquário. Por fim, temos a biosfera, que é definida como o conjunto de todos os ecossistemas existentes no planeta. Vale destacar que ela pode ser considerada, em sua totalidade, como o maior ecossistema existente. Vídeo disponível no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=WyTRubEvCv4










quarta-feira, 21 de agosto de 2019


Boa noite! O riso é a menor distância entre duas pessoas – Victor Borge
Meu nome é Marilia Rafaela dos Santos Lemos, sou graduanda em Pedagogia da faculdade do IAP em Maringá – PR. É um prazer estar apresentando meu blog preparando para o céu, que tem a intenção de apresentar  a educação de uma maneira mais elevada, não somente para essa vida mas também para a vida eterna, quero convida-lós a desfrutar desse blog que as informações transmitidas possam ajuda-lós!

Iniciaremos conversando sobre educação ambiental uma das maneias pela qual Deus escolhe se revelar da natureza o que conhecemos como revelação geral. Os céus proclamam a gloria de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Salmos 19:1-2
Através da natureza podemos compreender a sabedoria divina...








Fica a dica: 

“Não tenha medo de desistir do bom para perseguir o ótimo” – John D. Rockefeller