quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Um pouco mais sobre educação ambiental


Conceitos de Educação Ambiental
"Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade."

Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, Art 1º.

“A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental.”

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Art. 2°.

“A educação ambiental é a ação educativa permanente pela qual a comunidade educativa tem a tomada de consciência de sua realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas. Ela desenvolve, mediante uma prática que vincula o educando com a comunidade, valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido a transformação superadora dessa realidade, tanto em seus aspectos naturais como sociais, desenvolvendo no educando as habilidades e atitudes necessárias para dita transformação.”

“A educação ambiental é um processo de reconhecimento de valores e clarificações de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos. A educação ambiental também está relacionada com a prática das tomadas de decisões e a ética que conduzem para a melhora da qualidade de vida”

O governo que protege, restaura, alivia, mas nunca aprova a opressão. Os pobres especialmente devem ser tratados com amabilidade. [...] A ajuda deve ser dada aos oprimidos; não existe uma alma que tem a imagem de Deus que seja colocada abaixo de um ser humano. A maior gentileza possível e liberdade devem ser concedidas à aquisição do sangue de Cristo (WHITE, 1990a, v. 3, p. 37).




segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Educação Ambiental todos os serem são importantes






"A educação ambiental deve ser desenvolvida de maneira a compreender que todos os seres são importantes, que todas as formas de vida são válidas e que não há um jeito melhor que o outro”



O Projeto de Lei 2319/19 determina a promoção da educação ambiental em ambientes de grande circulação de pessoas. O texto altera a Lei da Política Nacional de Educação Ambiental (9.795/99), que prevê essa atividade na rede de ensino, em empresas e na mídia, entre outros.
A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados. O autor, deputado Célio Studart (PV-CE), disse que a ideia é expandir o campo de atuação da educação ambiental, aproximando-a da coletividade. “A luta pela preservação do meio ambiente incumbe a todos”, afirmou.

Breve história da Educação Ambiental global

Embora os primeiros registros da utilização do termo “Educação Ambiental” datem de 1948, num encontro da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) em Paris, os rumos da Educação Ambiental começam a ser realmente definidos a partir da Conferência de Estocolmo, em 1972, onde se atribui a inserção da temática da Educação Ambiental na agenda internacional. Em 1975, lança-se em Belgrado (na então Iugoslávia) o Programa Internacional de Educação Ambiental, no qual são definidos os princípios e orientações para o futuro .
Cinco anos após Estocolmo, em 1977, acontece em Tbilisi, na Georgia (ex-União Soviética), a Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental, cuja organização ocorreu a partir de uma parceria entre a Unesco e o então recente Programa de Meio Ambiente da ONU (Pnuma). Foi deste encontro – firmado pelo Brasil – que saíram as definições, os objetivos, os princípios e as estratégias para a Educação Ambiental que até hoje são adotados em todo o mundo. 

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

IV Semana de pedagogia

METODOLOGIA ATIVA


Alternativas pedagógicas que colocam o foco no processo de ensino aprendizagem. Envolvem o ser que esta aprendendo, a aprender por descoberta, por investigação ou resolução de problemas.

Qual o método que vocês utilizam?

EDUCAÇÃO ADVENTISTA.

Em primeiro lugar, o método recebe esse nome devido aos objetivos a que se propõe: desenvolver nos estudantes, de forma harmônica, as faculdades físicas, mentais e espirituais (livro Educação, pág. 18) e, portanto, contribuir para sua formação integral. Além disso, o método baseia-se na Bíblia e nos princípios expostos nos livros da educadora Ellen G. White, embora agregue contribuições de outros pesquisadores / educadores, desde que não entrem em confronto com os princípios filosóficos adotados pela rede.

Nossos educadores da rede podem dizer, com convicção, que a filosofia que pauta nossas ações baseia-se nos princípios bíblicos e, também, nos escritos de uma verdadeira educadora.






segunda-feira, 14 de outubro de 2019

DEBATE EM SALA DE AULA


AQUECIMENTO GLOBAL EXISTE?

Iniciamos a aula no dia 10 de outubro de 2019, com o debate sobre aquecimento global. Onde pudemos assistir alguns vídeos e ler em alguns livros ambos os lados de defesa no que se acredita.

Proposição 01: O Aquecimento Global existe e é culpa do homem;

A primeira linha de argumentação citada é a predominante no meio científico, sendo amplamente manifestada pelos meios de comunicação, afirmando que o homem, desde a I Revolução Industrial, vem interferindo diretamente sobre o clima.

Proposição 02: O Aquecimento Global existe, mas é um evento natural;

Em oposição a essa tendência, alguns cientistas até admitem a existência do Aquecimento Global, mas defendem que esse processo é natural, pois o principal fator que influencia o clima da Terra seria o Sol, e não os gases atmosféricos.

Proposição 03: O Aquecimento Global não existe.

Em uma terceira via, mais “radical”, há um grupo que afirma que o Aquecimento Global simplesmente não existe, de que se trata de uma teoria que jamais foi provada. Para eles, esse “alarmismo” seria uma estratégia dos países desenvolvidos para evitar o aumento do consumo e do padrão de vida do mundo subdesenvolvido, envolvendo também outras questões políticas e que não possuem uma real validade científica.

De qualquer forma, independente de qual das proposições acima seja a verdadeira ou a mais próxima da realidade, é preciso considerar que o Aquecimento Global não é a única questão ambiental atualmente em debate.

 Verdade ou mentira?


quinta-feira, 3 de outubro de 2019

BIOMA TERRESTRE



Hoje iremos falar um pouco sobre os BIOMAS: SENDO O PRIMEIRO TERRESTRE.
Os biomas são espaços geográficos que apresentam um somatório de ecossistemas vizinhos e semelhantes. Eles podem ser divididos em terrestres e aquáticos. Biomas terrestres: tundra, floresta boreal, floresta temperada, floresta tropical, campos e desertos.